Instituto Ignoto de Artes Mágicas: Universo Compartilhado

Informações Gerais

O Instituto Ignoto de Artes Mágicas está localizado numa ilha no topo do casco de um cágado que circula pela costa brasileira. A localização da escola varia de acordo com o humor e a disposição do bicho; é bom estar prevenido para todos os tipos de clima, dada a personalidade volátil do animal.

As origens do Instituto são incertas. Não se sabe quem foram os responsáveis por construir o primeiro portal para a Ilha ou quem ergueu a primeira construção. O que se sabe é que, no século XIX, construiu-se o prédio principal, e o Instituto teve a sua primeira diretora, a cearense Emília Freitas. Desde então, o Instituto Ignoto tem sido uma instituição de ensino e acolhimento para quem quiser entender e praticar as artes mágicas.

Funcionamento

O Instituto educa crianças e jovens dos doze aos dezoito anos. Os alunos interessados em ingressar na instituição devem passar por um teste vocacional, onde será testada, por maneiras obscuras, a capacidade do estudante de se adaptar e acompanhar o estudo das artes mágicas. É impossível prever ou se preparar para o teste, para que todos tenham chances iguais de ingressar. Qualquer ser humano é capaz de aprender as artes mágicas, contanto que tenha vocação e disciplina para tal.

Após a seleção, os alunos receberão em casa um portal para a Ilha do Instituto, que pode tomar a forma mais apropriada: um espelho, um armário, uma pia ou vaso sanitário (o menos indicado). O portal domiciliar abrirá e fechará todos os dias em horários determinados. O currículo possui educação obrigatória nas matérias de Matemática, Ciências, Línguas, Educação Física, História e Geografia. As matérias mágicas ficarão a cargo das aptidões e inclinações naturais do aluno.

O Instituto funciona em regime integral, e aos alunos são oferecidas refeições no Restaurante do Instituto, mais conhecido como RI, e ainda mais conhecido como “bandejão”. O uniforme da escola é calça jeans, tênis e camisa uniformizada provida pelo Instituto, com o brasão e o lema da instituição.

O Centro Acadêmico Emília de Freitas é uma organização estudantil que pleiteia as demandas do corpo discente junto ao corpo docente e à diretoria do Instituto. Uma das vitórias mais recentes do Centro Acadêmico foi o torneio de carimba (ou queimada, a depender de quem fala) todas as noites de sexta-feira, exceto as de lua cheia.

Curiosidades

A mascote oficial da instituição é o animal mítico calango alado. O mascote não-oficial é um vira-lata caramelo, batizado mais recentemente de “Arnaldo”. Ele vaga os terrenos do Instituto e, até onde se sabe, tem 175 anos de idade.

No hall em frente à diretoria, há quadros com alunos notáveis de Instituto, entre eles Machado de Assis e Santos Dumont. Há, também, um busto de Dandara dos Palmares, figura com notável vocação para as artes mágicas que pode ou não ter participado da construção da Ilha.

O Instituto aceita alunos especiais, ou seja, criaturas mágicas que desejem se aprofundar nos estudos mágicos. Não raro, essas criaturas também se tornam professores.

Personagens Fixos

Diretor Baltazar de Moura: homem trans branco de meia idade, diretor do Instituto Ignoto desde 2015. Sério, não interage muito com os alunos. Sempre anda de terno muito bem passado, com sua secretária Carmelita a tiracolo. 

Carmelita: secretária de Baltazar. É possível saber quando ela — e portanto, o diretor — está chegando pelos cliques do salto dela contra o chão. Tal como o diretor, se porta de maneira reservada e formal enquanto está sendo observada pelos alunos e professores.  

Fabiana: bibliotecária do Instituto Ignoto. Difícil dizer se ela ama ou odeia seu trabalho, mas os alunos gostam dela, mesmo com a cara de poucos amigos. É um milagre que o diretor deixe uma funcionária trabalhar com tatuagens à mostra, piercing no septo, e o moicano crespo pintado de azul. Se ela veste outra cor além de preto, não se sabe. O que se sabe é que ela tem memória fotográfica e pode achar qualquer livro na biblioteca em menos de cinco minutos.

Espaço Físico

O Instituto conta com um prédio principal onde a maior parte das aulas acontece; esse prédio abriga também a diretoria, a biblioteca, os laboratórios, o restaurante e a sala do pessoal. Alguns anexos incluem: as estufas, a torre de observação astronômica e/ou astrológica. As aulas de educação física ocorrem nos gramados da instituição.

Algumas Regrinhas de Utilização

O universo compartilhado Instituto Ignoto de Artes Mágicas é livre para quem quiser criar histórias nele, mas os personagens criados por autores individuais pertencem somente aos autores (e suas respectivas editoras, caso se aplique). A única exceção a essa regra são os personagens fixos: Baltazar de Moura, o diretor, Carmelita, a secretária, e Fabiana, a bibliotecária.

É imperativo atribuir os devidos créditos do universo. O Instituto Ignoto de Artes Mágicas foi criado em conjunto pelas editoras Corvus e Dame Blanche, e pelos autores Dante Luiz e G. G. Diniz. Estes devem ser creditados sempre que houver uma publicação (monetizada ou não) de algo dentro do universo do Instituto Ignoto de Artes Mágicas.

Exemplo de créditos: Este conto faz parte do universo compartilhado “Instituto Ignoto de Artes Mágicas”, de autoria das editoras Corvus e Dame Blanche, e dos autores Dante Luiz e G. G. Diniz.

Não esqueça de apoiar a campanha no Catarse: catarse.me/ignoto

Digue