The Pisces

The Pisces é um romance que acompanha Lucy, uma acadêmica no processo de escrever uma tese sobre a poetisa grega Safo, mas está em crise por duas razões: ela não acredita mais na premissa da sua tese, e acabou um relacionamento de anos que, apesar de ser meia-boca, o término a abalou de maneira profunda.

E aí a pergunta que não calar é: por que eu estou resenhando esse livro nesse site que é sobre, primariamente, ficção especulativa? Estou resenhando The Pisces porque no curso da sua crise, Lucy encontra na praia um tritão, e seu envolvimento com este tritão a leva a ter várias realizações sobre as diversas áreas da sua vida.

Essa obra para mim demonstra que ficção literária e ficção especulativa não são duas coisas mutualmente exclusivas. A forma e o conteúdo de The Pisces é, sem tirar nem pôr, ficção literária, mas ao mesmo tempo a obra é especulativa ao trazer um elemento claramente fantasioso que, no caso, é o tritão.

Capa da obra

O que me fez ler essa história é que a Kat do canal de YouTube thepaperbackdreams disse que tinha uma mulher se relacionando com um tritão e o conceito me intrigou. Porém, devo alertar que The Pisces não é necessariamente um romance erótico: as cenas de sexo explícito da obra, com humanos ou tritões, não me parecem ter bem o objetivo que um hot teria. A história é sobre Lucy, e as questões dela, e o sexo é um fator importante para o desenvolvimento dessas questões; o explícito da história é mais sobre isso do que sobre entreter o leitor.

Agora, mesmo que o sexo explícito da narrativa não tenha o atrativo que teria em um romance erótico, The Pisces é uma história muito divertida de se ler porque Lucy é uma bagunça. Ela claramente tem muitos problemas pessoais, com relação a validação masculina em especial, e isso a leva a cometer vários erros, agir de maneira errática e ter vários pensamentos reprováveis. Ler essa obra é como assistir um acidente de trem: é horrível, mas divertido de uma maneira perversa.

Se falando de validação masculina, gostei da forma como o tema foi retratado na história, e como foi demonstrado que a busca pela aprovação dos homens é algo que prejudica e nos destrói enquanto mulheres. Como a trajetória de Lucy acaba sendo muito engraçada, o tratamento desse tema é leve, divertido, mas muito sincero e real, se não talvez um pouco hiperbólico. E, para o final, adquire um leve tom de horror (não vou dizer como para não dar spoiler), que eu também gostei bastante, sendo uma leitora muito fã de horror. Tudo que posso dizer é que tem a ver com uma releitura do mito das sereias…

Dito isto, tive minhas ressalvas em relação a The Pisces, e elas foram as seguintes:

A prosa gosta muito de perder tempo refletindo sobre coisas profundas, se perdendo nos pensamentos de Lucy de uma maneira muito diretamente expositiva. Particularmente, isso atrapalhou um pouco o que para mim é o ponto forte da obra, que é a comédia. Se a prosa tivesse investido mais na comédia e um pouco menos na filosofia, o livro teria sido mais potente porque, novamente, o ponto forte da história foi a comédia das situações vividas pela protagonista.

Outra coisa é que, apesar de tratar de Safo, o livro não menciona muito a relação da poetisa com as mulheres. Safo é mais conhecida por seus relacionamentos íntimos com mulheres, e por ter feito poesia sobre isso (tanto é que mulheres que gostam de mulheres são chamadas de sáficas), e essa questão é algo completamente não mencionada na história. Tudo bem que não é certeza se Safo só se relacionava com mulheres ou não, mas de toda forma isso é um elemento muito presente no que sobrou da obra dela, e eu senti que isso foi completamente apagado em The Pisces; achei que mencionar o aspecto homoerótico da poesia de Safo seria interessante de se fazer num livro onde um dos maiores temas é a busca por validação masculina.

De modo geral, The Pisces foi uma leitura estranha, difícil de classificar, não necessariamente erótica, mas muito divertida e que trata de um tema muito importante na vida de qualquer mulher, que é a busca por validação masculina.

The Pisces está disponível para compra aqui. Infelizmente, ainda não está disponível em português.

Digue