Amor, Esperança e Outros Insetos Verdes

Amor, Esperança e Outros Insetos Verdes é um livro escrito por Heloysa Galvão, e publicado independentemente na Amazon (disponível para compra aqui). O livro é uma coletânea de contos que variam entre o especulativo e a vida real, entre suspense, terror e romance, e todos eles têm algo em comum: são histórias centradas em personagens lésbicas.

Como os contos são bastante diferentes entre si e é difícil analisar a obra de maneira geral, vou falar um pouco sobre os contos que se destacaram (embora eu tenha gostado de todos). Naturalmente, por causa do meu gosto, os meus favoritos são os especulativos.

Areias por Alyiah é o conto que abre a coletânea, e é sobre uma garota que mora nas margens de uma grande cidade que foi invadida e agora sofria com as consequências da invasão. Montada em seu dragão mecânico, ela parte para a cidade em busca de remédio para a irmã menor enferma, e seu caminho acaba cruzando com o de outra garota muito especial. O que me chamou a atenção foi a mistura de ficção científica e fantasia, e o modo como o conto deixa o leitor entrever o worldbuilding robusto do cenário, sem cair no infodumping. Sem dúvida o universo onde a história acontece é muito maior do que poderíamos ver em um conto, e a narrativa aceita isso bem: explica o suficiente para contextualizar, e nada mais.

Plantas Mortas, Rachaduras e Hipocrisia é um conto sobre uma mulher chamada Amália que não conseguia manter uma planta viva, um dentre os vários fracassos da vida dela. Quando uma figura branca e etérea aparece na sua casa, ela acha por bem compartilhar seus problemas. O interessante desse conto é que resvala no realismo mágico, onde o fora do comum é aceito sem estranhamento. A personagem de Amália é, talvez inesperadamente, bastante carismática e carrega bem todo o conto — que afinal de contas é sobre ela.

Tudo Dá Errado No Expresso C&T é um conto de horror, sobre zumbis. Talvez zumbis sejam lugar comum, mas a história é nova e refrescante. Em primeiro lugar, por se ambientar no Brasil (se não me engano se passa em Natal, no Rio Grande do Norte), e em segundo lugar, por centralizar num grupo de amigos, que estão na faculdade quando o apocalipse zumbi estoura, e eles tem que ficar juntos se querem sobreviver. O ponto forte desse conto é a verossimilhança dos personagens e das interações entre eles, e pelo enredo não ter favoritos: qualquer um pode viver ou morrer.

Qho’E I Utaai-Yhoãi é outro conto com o worldbuilding robusto, de ficção científica. Nele, acompanhamos a protagonista enquanto ela e os seus tentam reaver artefatos importantes do que seria um museu. Impossível não ver os paralelos dessa história com a apropriação de artefatos indígenas. Para além disso, o enredo e a ação são dignas de um filme de heist.

São esses os meus contos favoritos do livro, mas existem alguns outros contos de horror, uns de romance contemporâneo, e até mesmo alguns versos. Para quem curte personagens lésbicas ou sáficas, e gostam de especulação, Amor, Esperança e Outros Insetos Verdes é uma boa obra para colocar na lista de leitura.

Digue