Existe Amor em São Paulo

Existe Amor Em São Paulo é uma noveleta de ficção científica escrita por H. Pueyo e publicada pela Plutão Livros em 2020. Nela, acompanhamos Ariel, em um planeta Terra invadido pelos “gringos”, alienígenas chamados alvejes. Ariel se une a um grupo de resistência e acaba numa prisão; chegando lá, o caminho dele cruza com o de Dez, um prisioneiro estranho que guarda um segredo.

Um dos pontos mais interessantes de Existe Amor Em São Paulo é o cenário político, a forma como a humanidade lidou com uma invasão (e colonização) alienígena. Parece o tipo de coisa que aconteceria mesmo se viessem alienígenas do espaço e eles quisessem dominar a vida humana no planeta Terra; só que temos como plano de fundo a cidade de São Paulo, e não, por exemplo, os Estados Unidos, onde a maior parte das invasões alienígenas aconteceriam a tirar pela quantidade de filmes mostrando esse fenômeno.

Os alvejes são uma espécie alienígena cercada de mistérios e a história não tem pressa em desvendá-los. De modo geral, a narrativa insere informações de maneira pausada e cuidadosa. Nunca o leitor é bombardeado com fatos sobre o universo onde a obra se passa ou os personagens, vamos descobrindo aos poucos. Interessantemente, os momentos de confusão em Existe Amor Em São Paulo são raros, mesmo considerando a narrativa não-linear. Sabemos sempre o suficiente, e não mais que isso.

O desenvolvimento do relacionamento entre Ariel e Dez também é cuidadoso. Temos muito a saber sobre ambos os personagens, e eles tem muito a saber sobre o outro e sobre o tipo de sequelas carregam das torturas que passaram na prisão alveje. No fim, mesmo que essas sequelas pareçam impedi-los de ficarem juntos, as experiências compartilhadas e o afeto os unem.

Falando de tortura, essa noveleta faz um bom papel em colocá-la na página, em especial as instâncias de estupro e abuso sexual que acontecem. Nunca isso é tratado como apenas uma “ferramenta” do enredo. Também não vemos um retrato sexualizado e sensacionalista do que é passar pela situação. A história consegue transmitir bem o tipo de dor resultante da experiência, sem descrições gráficas e sem transformar a história num torture porn e delegar a vítima a uma vida de sofrimento eterno.

Outro retrato que Existe Amor em São Paulo consegue fazer com sensibilidade é o da deficiência física (do meu ponto de vista, que não tenho deficiência). Sem dar spoilers, um dos personagens passa a ter uma deficiência física durante a história, e embora a narrativa deixe claro que isso foi algo resultante dos problemas pelo qual esse personagem passou, a deficiência não é transformada numa tragédia, algo terrível que destruiu para sempre a vida do personagem (o que faria bem menos sentido considerando que essa é uma história de ficção científica, então a tecnologia médica com certeza é melhor do que temos hoje).

Em suma, é uma história tocante, que lida com temas fortes de maneira delicada, e é uma narrativa muito bonita sobre duas pessoas encontrando o amor mesmo diante de muitas dificuldades, traumas e uma invasão alienígena.

Existe Amor Em São Paulo está disponível para compra aqui.

Digue