Ferramentas Para Organizar Sua Escrita (Que Não Custam Um Rim)

Continuando na série de ferramentas 0800 para escrita criativa, esse post vai se dedicar mais ao aspecto de gerenciamento de tempo. Escrever constantemente, escrever obras longas e manejar diversos projetos em etapas diferentes do processo criativo pode ser complicado, levando-se em consideração que viver de escrita no Brasil é quase impossível, e a maioria dos escritores tem outras atividades.

Para conseguir dar conta de tudo, saber se organizar e estabelecer prioridades é importante. Pensando nisso, compilei uma lista de ferramentas (grátis) que me ajudam bastante nisso, já que organização e eu não nos damos bem.

Momentum Dash

Momentum Dash é um aplicativo para navegador que transforma a aba inicial em uma tela com algumas funcionalidades. Além de ser esteticamente agradável, é possível integrar uma lista de afazeres. Os itens concluídos somem ao final do dia, enquanto que os itens não concluídos permanecem na lista até serem completados ou excluídos.

As imagens de fundo da aba do Momentum Dash mudam diariamente

 

É uma maneira muito rápida de compilar o que tem para ser feito no dia, ou em geral, sem gastar muito papel, e listar as atividades a serem feitas é uma excelente estratégia para não perder o foco.

Trello

Trello é um site onde é possível criar quadros, e organizá-los da maneira que for mais conveniente. Esses quadros têm as listas e cartões, onde os cartões podem ser movidos e copiados entre as listas.

Como eu organizo os posts e os vídeos

Aos cartões, pode-se adicionar descrição, links, comentários, anexos e uma checklist. Eu utilizo o Trello para compilar minhas ideias para os posts e vídeos, mas é um site bastante flexível, e pode ser facilmente utilizado para organizar ideias e projetos puramente de escrita criativa.

Google Agenda

É difícil encontrar motivação para escrever sem ter uma data limite estabelecida, especialmente para escritores independentes que nem eu, então eu utilizo o Google Agenda para delinear a “deadline” dos meus projetos.

Em geral, eu os separo em fases (vide esse post) e determino até quando eu quero ter terminado cada uma das fases. Apesar de serem flexíveis, essas deadlines me dão um norte, inclusive porque, mesmo eu sendo independente, é importante ter um cronograma e segui-lo.

Com o Google Agenda, consigo visualizar de maneira fácil tudo o que há para ser feito ao longo do mês, e assim estabeleço prioridades na hora de sentar e escrever.

Pacemaker

Esse eu descobri quase agora, e ainda não cheguei a utilizar, mas me parece útil. O Pacemaker é um organizador de objetivos: você estabelece um objetivo em quantidade de palavras, como você pretende chegar lá (escrevendo um pouco mais a cada dia, para pegar o ritmo, ou escrevendo a mesma quantidade de palavras todo dia, por exemplo) e o Pacemaker plota gráficos de previsão para a contagem de palavras a cada dia.

Depois, você vai inserindo seu progresso e vendo se está conseguindo acompanhar o ritmo sugerido.

Claro que tudo o que eu mencionei aqui pode ser substituído pelos bons e velhos papel e caneta. Entretanto, eu tenho maior facilidade para me organizar (e, mais importante, me manter organizada) utilizando ferramentas virtuais e imagino que existam mais pessoas assim.

Nota da autora: O único programa pago que eu utilizo é o OneNote. Em geral, é para reunir em um só lugar tudo o que eu tenho a fazer tratando-se apenas de escrita criativa, incluindo também outlines e sumários.

 

Digue