Saindo da Zona #3 – Thrillers

Vocês já sabem o esquema: vez por outra eu posto aqui indicações de alguns livros ou filmes que saem do escopo do Usina, e hoje é dia dos thrillers, um dos meus gêneros favoritos.

Para quem quiser checar os dois primeiros:

Saindo da Zona #1

Saindo da Zona #2

You, de Caroline Kepnes

You é um thriller psicológico aterrador sobre o relacionamento de Joe, um stalker psicopático, e Beck, uma de suas vítimas. O diferencial dessa obra é o ponto de vista: em segunda pessoa, Joe conversa com Beck (e, consequentemente, com o leitor), enquanto narra a sua história.

Ver o mundo pelos olhos de Joe é assustador: o personagem nada mais é que um reflexo de muitas das atitudes machistas de homens reais, que mulheres nem um pouco fictícias encontram no seu dia-a-dia, e como suas ações violentas (de maneira psicológica ou física) são, em geral, justificadas e/ou diminuídas.

Capa de “You”

À princípio, o leitor é levado a acreditar que está lendo a história de um stalker comum, e a narrativa se desenvolve em um relato de misoginia de gelar a espinha.

A Garota Exemplar, de Gyllian Flynn

Assim como em You, A Garota Exemplar discute machismo e misoginia, mas de uma maneira um pouco mais irreverente, pois ao invés de termos a figura do homem psicopata (e eu tenho minhas reservas com o retrato frequente de abusadores e stalkers como puramente psicopatas), a vilã da história é uma mulher.

Nick é enquadrado pelo desaparecimento de sua mulher, Amy, e ao investigar o desaparecimento e possível assassinato para livrar-se da culpa, descobre um esquema muito maior… E que não conhecia em nada sua esposa.

 

O monólogo da “Garota Legal” é uma das melhores partes do livro

A minha ressalva em relação à essa obra é o fato de Amy personificar um dos bichos-papões da sociedade moderna: a mulher manipuladora que falsamente acusa os homens de estupro e crimes do gênero como método de vingança.

Ainda assim, Amy e Gyllian Flynn trazem observações perspicazes sobre os homens, e suas expectativas injustas em relação às mulheres.

O Cirurgião, Tess Gerritssen

Na arte de escrever crime, Tess Gerritssen é mestra. O Cirurgião é o primeiro romance da sua série Rizzoli e Isles, nomeada a partir das duas protagonistas, Jane Rizzoli e Maura Isles, uma detetive e médica forense, respectivamente.

Capa do livro “O Cirurgião”

Em um gênero saturado de detetives durões e personagens estoicos, Tess apresenta os perrengues passados por duas profissionais em uma área predominantemente masculina, tanto no emprego quanto na vida pessoal, enquanto tentam desvendar o mistério do dia.

No início da série, porém, o protagonista é Thomas Moore, e sua nova parceira de trabalho, Jane, devem solucionar o mistério do reaparecimento de um assassino em série que, até onde se sabia, havia sido morto por uma de suas vítimas.

O Cirurgião, para além de ser um romance de crime, toca em assuntos como misoginia no ambiente de trabalho, a violência contra a mulher e as marcas permanentes deixadas por ela no corpo e na memória de suas vítimas.

Fonte da imagem do filme “A Garota Exemplar”: https://ew.com/article/2014/09/24/gone-girl-clip/

Digue