Saindo da Zona #10 – Romances de Realeza

Neste Saindo da Zona, o tema é romances de realeza, ou seja, romances que giram em torno de monarquias e membros da realeza. Não é bem o escopo desse site, mas nenhum Saindo da Zona é do escopo, então tá tudo bem.

Teoricamente Princesa, por Alyssa Cole

Aviso aos navegantes: Teoricamente Princesa é um romance erótico (com cenas BEM explícitas). Por algum motivo, eu achava que era um romance água com açúcar sem nada demais, mas, é, é um romance erótico.

Para além de ser um romance erótico, nele acompanhamos Naledi, uma pós-graduanda que recebe e-mails insistentes dizendo que ela é a noiva perdida do Príncipe de Tesolo, um reino africano. Ela, claro, rejeita todos os e-mails… Por uma jogada do destino, Thabiso, o tal príncipe (que, de fato, existe) conhece Naledi. Ele se passa por outra pessoa e mantém o personagem mesmo quando ele e Naledi começam a se envolver… Confusões mil surgem a partir daí.

Capa da obra

Gostei bastante do uso inteligente de uma situação cotidiana comum (quem nunca recebeu e-mails de príncipes nigerianos?) e a forma como a narrativa constrói uma imagem diferenciada da África por meio de Tesolo. Teoricamente Princesa chega quase a esbarrar em ficção científica. O principal, que é o romance, se desenvolve rápido, mas não tão rápido que seja impossível comprar a história. A maioria dos personagens são bastante carismáticos e ajudam a carregar a narrativa, que é bem diversificada. Tem trama política, tem epidemia, tem casamento arranjado, tem de tudo.

Minha única ressalva a essa obra é que os subenredos da trama se concluíram de maneira muito apressada. Apesar de ser um romance erótico, Teoricamente Princesa tem um enredo bem forte (fora do romance entre Naledi e Thabiso), e o livro seria mais forte se a conclusão desse enredo fosse mais elaborada.

Teoricamente Princesa está disponível para compra aqui.

Quando O Rei Esteve Aqui, por Lyli Lua

Quando O Rei Esteve Aqui é um romance publicado de maneira independente na Amazon, escrito por Lyli Lua. Se Teoricamente Princesa estava mais para romance erótico, Quando O Rei Esteve Aqui está mais para novela mexicana; o romance acompanha os dramas da família real de Oceania do Norte ao receber uma ameaça da Oceania do Sul. O Rei da Oceania do Norte está doente e sua única herdeira não é filha biológica dele, portanto ele precisa buscar um herdeiro que ele sustentava (ou achava que sustentava) no Brasil, no Maranhão mais precisamente, que por um acaso cresceu junto a um grupo de cangaceiros.

Como falei, Quando O Rei Esteve Aqui tem muitas características de novelas televisivas, incluindo o dramalhão, os diversos núcleos de personagens, e, também, o final feliz. Existem muitos subenredos românticos, mas não é tão adequado pensar em Quando O Rei Esteve Aqui como um romance romântico: o principal elemento mesmo é a intriga política.

Capa da obra

Assim como Teoricamente Princesa, a obra traz uma imagem da África diferente da que estamos acostumados a ver, e traz algo pouco explorado do Brasil ao escrever uma ficção que é histórica se passando no Maranhão. Os conflitos e as reviravoltas do enredo pendem para o dramalhão, mas não para o inacreditável, e as resoluções ao final da história são satisfatórias.

A ressalva mesmo é que o narrador onisciente comentador às vezes comenta demais, dando detalhes gerais ou sobre personagens que não eram tão relevantes para a narrativa e/ou tirava o leitor das cenas. Isso, porém, não foi algo tão recorrente, ou muito grave, portanto a leitura como um todo ainda assim foi muito agradável.

Quando O Rei Esteve Aqui está disponível para compra aqui.

Digue